CONCEITO
E PROCESSO CRIATIVO
As Pin-ups.
Pin-up é um
termo usado, que surgiu nos anos 40 e é usado até nos dia de hoje para definir
a imagem estética de uma mulher. Atrelada a um toque de humor, expressa o
poder de atração das mulheres, como forma de driblar o moralismo e machista
imposto pela sociedade dos anos 40, e atualmente serve de inspiração e estilo.
O conceito
das garotas pin-up é bastante claro: eram sensuais e ao mesmo tempo transparece
um ar de inocência. A verdadeira pin-up jamais poderia ser vulgar ou oferecida,
apenas convidativa. O termo pin-up surgiu em meados dos anos 40, durante
a segunda guerra mundial, era comum entre os soldados americanos pendurarem
imagem de mulheres nas paredes dos alojamentos, surgindo então, o termo pin-up
que em inglês significa “pendurar na parede”, servindo de estimulo aos
soldados.
Nos
anos 60, com o surgimento da cultura pop art que logo foi consumido pelo mundo
pin-up, transformou essas imagens em algo a ser admirado como arte, usados a
fins de merchandising de produtos, tais como embalagens de cigarros,
propagandas de utilitários domésticos, entre outros.
A
transição do conceito na aplicação do projeto dá-se pelo fato das Pin-ups terem
sido criadas com o intuito de agradar, servirem ao homem exibe o desejo
explicito do sexo masculino. Vinculadas a épocas começando nos anos 40 indo ate
meados dos anos 60, mostra e conversa com a própria linguagem atual da loja,
mesmo que hoje ela se encontra defasada, traduzida em peças e designer.
Dado
o conceito podemos imaginar um ambiente que vá exercer esta função a seus
usuários. Por estarem vinculadas a épocas anos 40, 50 e 60, temos um estilo a
ser explorado o retro. Além disso, tendo a influência da cultura Pop Art,
podemos usar como meios na concepção de projeto as cores e traços marcantes.
Este
conceito ajudará na idealização de um projeto que tenha identidade e estilo
próprio.
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