terça-feira, 12 de junho de 2012


CONCEITO E PROCESSO CRIATIVO


As Pin-ups.



Pin-up é um termo usado, que surgiu nos anos 40 e é usado até nos dia de hoje para definir a imagem estética de uma mulher. Atrelada a um toque de humor, expressa o poder de atração das mulheres, como forma de driblar o moralismo e machista imposto pela sociedade dos anos 40, e atualmente serve de inspiração e estilo.

O conceito das garotas pin-up é bastante claro: eram sensuais e ao mesmo tempo transparece um ar de inocência. A verdadeira pin-up jamais poderia ser vulgar ou oferecida, apenas convidativa. O termo pin-up surgiu em meados dos anos 40, durante a segunda guerra mundial, era comum entre os soldados americanos pendurarem imagem de mulheres nas paredes dos alojamentos, surgindo então, o termo pin-up que em inglês significa “pendurar na parede”, servindo de estimulo aos soldados.

Nos anos 60, com o surgimento da cultura pop art que logo foi consumido pelo mundo pin-up, transformou essas imagens em algo a ser admirado como arte, usados a fins de merchandising de produtos, tais como embalagens de cigarros, propagandas de utilitários domésticos, entre outros.

A transição do conceito na aplicação do projeto dá-se pelo fato das Pin-ups terem sido criadas com o intuito de agradar, servirem ao homem exibe o desejo explicito do sexo masculino. Vinculadas a épocas começando nos anos 40 indo ate meados dos anos 60, mostra e conversa com a própria linguagem atual da loja, mesmo que hoje ela se encontra defasada, traduzida em peças e designer.

Dado o conceito podemos imaginar um ambiente que vá exercer esta função a seus usuários. Por estarem vinculadas a épocas anos 40, 50 e 60, temos um estilo a ser explorado o retro. Além disso, tendo a influência da cultura Pop Art, podemos usar como meios na concepção de projeto as cores e traços marcantes.

Este conceito ajudará na idealização de um projeto que tenha identidade e estilo próprio.

 

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