terça-feira, 29 de maio de 2012

Projeto de Luminotécnica do Restaurante Oro – Rio de Janeiro, Maneco Quinderé.


O lighting designer Maneco Quinderé criou uma visualidade tão simples quanto possível em meio à identidade sofisticada do restaurante Oro, usando como conceito a pureza nobre”, que inspirou a escolha de materiais naturais com matriz cromática semelhante - o marrom do ladrilho, da madeira e o cobre como unidades elementares do projeto.
No pavimento térreo há um pendente feito com folha de cobre e lâmpada incandescente de 300 watts, revestida desde a base até a porção do corpo que acondiciona o filamento elétrico. O cobre transmite a ideia do metal e da riqueza que dá nome ao restaurante e, ao mesmo tempo, define a aparência artesanal da peça criada pelo iluminador Maneco Quinderé.
Ele também utilizou o artifício de ligar lâmpadas de 220 volts em circuito de 110 volts, para que se tenha o efeito de luz de velas, espalhadas intencionalmente sobre as mesas.
A mistura de elementos rústicos como a aplicação do tijolo aparente nas paredes e a leveza do vidro presente em algumas divisórias dá todo o charme ao local.
           O projeto chama bastante atenção sobre como é possível trabalhar com elementos simples na criação de ambientes extremamente luxuosos e sofisticados, apenas com o charme da iluminação.

           Os pendentes personalizados feitos com cobre destacam-se no ambiente.
          A luz difusa dos pendentes é complementada pela iluminação direta da parede e forro.
          A sofisticação com elementos singelos foi o mote dos projetos arquitetônico e luminotécnico.
















Fonte: PROJETO DESIGN, Edição 373 Março de 2011. Disponível em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário